Existem duas formas de reconhecer a sua cidadania italiana: no Brasil, por meio dos consulados italianos, e na Itália, com apoio de empresas especializadas
Com a primeira opção, o tempo de espera para tirar a cidadania pode ser de até 12 anos. Essa demora ocorre por causa da enorme fila de interessados e do número de processos de reconhecimentos abertos aqui no Brasil.
Já por meio de empresas, a cidadania italiana pode ser reconhecida dentro de um ano ou mesmo alguns meses. É importante deixar claro, no entanto, que não é possível estipular um prazo exato, pois cada processo tem sua particularidade.
Qual o passo a passo para tirar a cidadania?
De forma bem resumida, primeiro buscamos toda a documentação necessária para você reconhecer a sua cidadania. Depois, ajudamos você a fazer as malas e alugamos uma residência para você na Itália, onde é preciso ficar por alguns meses.
Ao chegar ao país, um policial (vigile, em italiano) vai te visitar para validar o imóvel e confirmar que você reside ali. Ele geralmente passa na casa dentro de um mês.
Depois do registro do policial, é hora de levar a sua documentação para o Ufficialate di Sato Civile, que é o órgão italiano responsável por receber os documentos de civis. Aí é só aguardar!
Todas as etapas são acompanhadas de perto por nossa equipe, tanto no Brasil como na Itália.